top of page
Foto do escritorCristian Saramento

Numa tempestade sem fim, afunda o Almirante

Vasco perde em casa para o Atlético e está desclassificado da Copa do Brasil

 

Vasco da Gama perde em casa e diz adeus ao sonho de ser campeão.


Na frente de toda sua torcida, que não deixou de cantar e empurrar o jogo inteiro, o time comandado por Rafael Paiva se acovardou e saiu de hoje desclassificado.


Sentaram em cima do empate e não aproveitaram as chances que tiveram de decidir a partida, e olha que não foram uma ou duas.


Considerações do jogo


O começo foi animador. Time empurava o galo para trás e fazia jus a pressão da torcida vinda das arquibancadas. Mas também acredito que o plano do galo era esse, segurar atrás e buscar o empate ou uma bola no contra-ataque.


Mas não contavam com o toque de mão do Otávio. E mais uma vez, uma demora eterna para se decidir um lance CLARO, não havia dúvidas se a bola havia tocado no braço e que ele havia deslocado o mesmo, a arbitragem e o VAR brasileiro são o reflexo da administração do futebol brasileiro.


Todavia, isso não fez diferença no resultado ou na cobrança do penâlti, onde ele, Pablo Vegetti mais uma vez cravou.

Vale destacar algumas atuações individuais no primeiro tempo.


Léo Jardim já na primeira etapa operou alguns milagres.


Léo Pelé que se redimiu no 2 tempo, cometou alguns erros que um zagueiro de um time campeão não comete, além de claramente estar nervoso quando chega perto da bola.


Pumita e Paulo Henrique faziam bem o lado direito, uma dupla que sempre joga bem.


Emerson Rodríguez é assustador, que jogador limitado, meu deus. Será um dos que não podem ir para 2025, por mais que corra e se dedique em campo, sua qualidade técnica é pífia.

E tudo mudou no segundo tempo, o time sentou em cima de um resultado que nunca existiu, ridículo.


O Vasco desistiu de tentar garantir a vitória no segundo tempo, mesmo claramente tendo vantagem na partida. Baixar as linhas e marcar em bloco baixo foi um dos erros do Paiva no segundo tempo. Que por mais que segurava o ataque mineiro, não conseguia criar.


E já por volta dos 20 minutos do segundo tempo, Emerson Rodríguez e Coutinho, que já não jogavam nada no 1 tempo, ficaram completamente desconectos do jogo por cansaço, e mesmo isso sendo claro Rafael Paiva não tirou.


Nos 38 do segundo tempo, Hulk acertou um chutaço, indefensável. Léo Pelé que estava fazendo um belíssimo 2 tempo, engolindo o Hulk, deu um mole deixando o jogador chutar e pagamos nisso.

Depois disso não havia mais o que fazer, as trocas tardias não surtiam efeitos e o Galo se retrancou direitinho, não havia o que se fazer.


Rafael Paiva ainda comete diversos erros de técnico em início de carreira, mas de longe, os que mais me irrita são suas escolhas nas horas de substituir, sempre demorando demais ou colocando os jogadores nos lugares errados.


Mas é necessário dizer que um técnico olhar para o banco e ter Rossi, Galdames, Sforza e cia é complicado demais também. Não sei se foi de propósito, afim de enxugar gastos, ou se apenas não tiveram competência de contratar na segunda janela da temporada.


Paiva deu de cara com suas próprias escolhas e jogadores de pouca ou nenhuma qualidade técnica. Fez o impossível, fez o torcedor acreditar que talvez esse ano gritaríamos: CAMPEÕES.


Mesmo vários deles não tendo a qualidade, em sua maioria, entregaram garra e suor todos os jogos. Vegetti e Paiva inspiraram isso, tranformaram seus companheiros, os fazem acreditar que podemos ganhar todos os jogos.



Se o Pedrinho sonha em ganhar um título em 2025, precisa contratar jogadores, precisa ter material humano de qualidade, seu técnico tirou leite de pedra, conseguiu levar um elenco de Z4 para semi-final de uma Copa e fora da briga para cair em 2024. Não podemos contar com 80% desse time para o próximo ano.


E para finalizar a resenha do jogo de hoje, enaltecer e chamar atenção mais uma vez para Rafael Paiva, espero que continue para 2025 e que evolua ainda mais como técnico. Vegetti e Léo Jardim obrigado pelo o que fizeram até aqui, a história de vocês aqui ainda não terminou, irão ser campeões.



 

Vasco volta a campo dia 25 de outubro contra o Cuiabá em São Januário pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro


Comments


bottom of page