Evangelos Marinakis é dono de clubes europeus e busca um brasileiro para seu portfolio
Em meio a disputa com a seguradora A-Cap na justiça, com retomada da arbitragem na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Vasco da Gama segue na busca para revender sua SAF. Alguns investidores já sondaram a diretoria do clube nos últimos meses, todavia, nenhuma proposta foi oficializada.
Publicada pelo jornalista Jorge Nicola, a informação de que o grupo do magnata grego foi apurada pelo Globo Esporte, onde foi confirmado o interesse, porém confirmando não haver negociações avançadas entre o magnata e o clube.
Marinakis é dono do Nottingham Forest (Inglaterra), Rio Ave (Portugal) e Olympiacos (Grécia) e busca expandir sua gama de clubes. Para isso, contratou o brasileiro Edu Gaspar, que era diretor esportivo do Arsenal, mas devido a proposta de Marinakis, deixou o clube inglês.
A proposta recebida de Marinakis para Edu Gaspar foi ser CEO internacional do gruppo de futebol do empresário grego. Durante a passagem no Arsenal, com seu trabalho o clube aumentou suas idas a Champions League, onde conseguiram chegar até a semi-final e vice-campeões da Premier League duas vezes seguidas. E já chegou a ganhar o prêmio de melhor dirigente do futebol europeu pelo jornal "Tuttosport".
Evangelos Marinakis é um empresário grego de 57 anos, que fez sucesso no ramo marítimo. Sua família é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com um patrimônio de R$ 22 bilhões e uma frota de navios.
O primeiro investimento foi logo no clube grego, Olympiacos. Já sendo um dos maiores clubes na Grécia, após Marinakis adquirir o clube em 2010, desde lá foram 7 títulos da Liga Grega consecutivos e 4 vezes a Copa Nacional.
Em 2017, Evangelos virou sócio-majoritário do Nottingham Forrest e desde então o clube depois de 23 anos fora da primeira divisão, retornou em 2022 à Premier League. O Rio Ave, clube que disputa a primeirda divisão do campeonato português, foi o último clube adquirido pelo milionário grego em 2023.
Marinakis costuma ser uma figura emblemática nos clubes que se envolve, a mais recente delas foi ser suspenso por cinco jogos após tentar cuspir na arbitragem durante uma partida entre Nottingham Forrest e Fulham na Premier League.
O grego também já foi investigado por manipulação de resultados para apostas esportivas e tentativa de corrupção em árbitros no futebol grego, no entanto foi absolvido de todas as acusações.
Sendo esta figura presente nos clubes que possui, o magnata divide opiniões entre os torcedores dos clubes.
Comments