Confira os treinadores especulados no clube carioca para a próxima temporada
Devido à recente demissão do técnico Rafael Paiva, que comandou o elenco durante dois períodos no ano, onde conseguiu chegar até a semifinal da Copa do Brasil e garantir de forma precoce 43 pontos no Campeonato Brasileiro.
Porém, devido há uma sequência de três meses de má atuações e eliminação na copa nacional, o presidente do clube, Pedrinho, optou por desligar Paiva do cargo e colocou o seu amigo e diretor técnico, Felipe Maestro, como interino para os três últimos jogos.
Com isso, rumores de quem irá assumir o comando do Vasco da Gama para a temporada de 2025 surgiram, confira.
Fernando Diniz
O atual campeão da Libertadores pelo Fluminense, Fernando Diniz, pode ser um dos alvos da diretoria vascaína para o próximo ano.
Diniz também teve uma passagem na seleção brasileira como técnico interino, em que ficou de julho de 2023 até janeiro deste ano e devido as más atuações não foi efetivado.
Atualmente o técnico defende o Cruzeiro de Belo Horizonte, após um início de ano muito aquém do nível apresentado em 2023 pelo time do Fluminense.
No comando do cabuloso, Diniz soma 11 jogos, quatro empates, cinco derrotas e apenas duas vitórias. Fazendo nove gols e levando 15 gols. Além de perder a final da Copa Sulamericana para o Racing por 3 a 1.
Segundo o 'Globo Esporte', o técnico é um antigo sonho de Pedrinho, todavia, para a contratação será necessário uma montagem de elenco que encaixe no plano de jogo de Fernando Diniz.
Gustavo Costas
O atual técnico do Racing, Gustavo Costa, também foi um dos nomes especulados para assumir o cargo de comandante do Cruzmaltino, porém não é um perfil procurado pela diretoria do Vasco.
Ganhando recentemente a Copa Sulamericana em cima do Cruzeiro de Fernando Diniz, o Racing do técnico argentino de 61 anos foi extremamente competitivo nesta temporada.
No clube argentino desde o início da temporada, após a passagem no comando da Seleção Boliviana, o time ocupa a quarta colocação na liga nacional. Em 52 jogos na temporada, saiu vitorioso em 30 deles, perdendo apenas 14 partidas, além de marcar 95 gols e sofrer apenas 45.
No entanto, Costas não é um técnico com uma carreira recheada de títulos e vitórias. Em 24 anos como técnico, Gustavo conquistou apenas cinco títulos, três ligas nacionais (no Equador e duas vezes na Colômbia) e duas copas (Supercopa da Colômbia e a Sulamericana).
Gustavo Quinteros
O argentino naturalizado Boliviano, Gustavo Quinteros, é um dos nomes que foi oferecido a diretoria do Vasco da Gama e que agradam para o próximo ano.
Atualmente no comando do Vélez Sarsfield da Argentina, o técnico multicampeão faz uma passagem discreta pelo clube. Vindo de uma passagem notória pelo Colo-Colo do Chile, onde conquistou quatro títulos para o clube chileno.
No comando da equipe argentina, são 47 jogos, 26 vitórias, 14 empates e sete derrotas, sendo o líder da liga argentina, perdendo apenas para o Rosario Central por 3 a 0.
Contratado no início de 2024, Quinteros possui contrato até dezembro deste ano com uma claúsula de extensão em caso de título do Campeonato Argentino ou classificação para Copa Libertadores.
Os dirigentes do Vasco já fizeram sondagens ao staff do técnico, em que se aposta na boa relação do staff com a diretoria cruzmaltina para reduzir os altos custos do técnico, custos estes que fogem do orçamento do clube. No entanto, a diretoria aposta em bonificações em caso de metas atingidas.
Hernán Crespo
Multicampeão como jogador, ídolo de times como River Plate, Internazionale, Parma e Lazio e com três convocações para jogar a Copa do Mundo, Hernán Crespo é um dos nomes no páreo para assumir o Cruzmaltino.
O argentino de 49 anos começou sua carreira como técnico há pouco menos de 10 anos e já possui alguns títulos na sua coleção. Como técnico ganhou quatro títulos no continente asiático, além de um de maior notoriedade, uma Copa Sudamericana pelo Defensa y Justicia.
Crespo foi recentemente demitido do cargo de treinador do Al Ain após início turbulento em 2024 após ganhar a última Liga dos Campeões da Ásia em 2023. Hernán também teve passagem pelo São Paulo, clube da capital paulista.
Pedro Caixinha
O português, Pedro Caixinha, é outro nome que agrada a diretoria do Vasco segundo o jornalista Pedrosa do SBT.
Após dois anos no Bragantino, Caixinha foi demitido após sequência de más resultados e eliminações na Copa do Brasil para o Athletico Paranaense e na Sulamericana para o Corinthians. Em 2024, em 63 jogos, obteve apenas 22 vitórias, levando 75 gols e fazendo os mesmos 75.
Treinador desde 2010, Pedro Caixinha não é um técnico muito vitorioso, conquistou apenas três, todos no Campeonato Mexicano comandando o Santos Laguna e o CD Cruz Azul.
Na sua passagem no futebol brasileiro, Caixinha conseguiu feitos inéditos para a equipe de Bragança Paulista. Chegando a tão sonhada Copa Libertadores, além de belíssimas campanhas nas copas e no Campeonato Brasileiro.
Luis Castro
O ex-técnico do Botafogo, que abandonou o trabalho no clube carioca para ir treinar a estrela mundial, Cristiano Ronaldo, é um dos principais candidatos para o cargo de técnico do Vasco da Gama em 2024.
Um dos responsáveis pela ascensão do Botafogo, Luís Castro foi uma das peças por reestruturar o clube, participando das questões de dentro e fora de campo.
O técnico português possui uma carreira bem longínqua, porém, pouco vencedora. Vindo recentemente de dois bons comandos no Botafogo e Al Nassr, Castro em 142 partidas ganhou 83 delas, estando sempre nas disputas por títulos, além de ser conhecido pelo bom futebol que seus times jogam.
Na disputa com o Santos, recém promovido da Serie B, Luís Castro também foge da realidade financeira do clube, projetando cerca de 2 milhões de reais mensais. Ele e seu staff so irão resolver a situação em dezembro.
Comments